Hotelaria e Turismo



Sempre fui apaixonada pelo setor de hotelaria e turismo mas minha carreira profissional seguiu um caminho diferente. Um dos meus primeiros empregos foi na rede Novotel em São Paulo, fazendo parte do departamento de publicidade, e eu simplesmente adorava o trabalho, a equipe e os desafios. Comecei como assistente, mas aos poucos fui assumindo algumas tarefas a mais, como a redação do jornal interno Novotelaria e a adaptação/tradução de normas e diretrizes sobre eventos nos hotéis que vinham da matriz francesa. Foi uma fase que guardo na memória e as lembranças são ótimas! Mas acabei seguindo outro rumo indo trabalhar com artes caligráficas. 


Esse sorriso é prova da satisfação que o trabalho pode dar.

Mas a verdade é que eu acho que tenho um perfil perfeito para trabalhar com hotelaria e turismo, porque sou muito comunicativa, me expresso bem, sou detalhista, organizada, pontual, versátil e trabalho bem sob pressão. Tenho facilidade com idiomas e tenho um bom nível cultural. Gosto de trabalhar em equipe e tenho facilidade de adaptação em diversos ambientes profissionais. Sou dinâmica e tenho excelente desenvoltura com o público, inclusive estrangeiro. 

Tive outra experiência, mais recentemente, com restauração, quando fui Guest Relations e Gerente de Alimentos em um bar/restaurante em João Pessoa, onde moro atualmente. E aqui também, a melhor parte do trabalho era o contato e o atendimento ao cliente. Criamos um jeito de receber o cliente que muitos se tornaram assíduos, e frequentavam o bar/restaurante toda semana, sabendo que qualidade e atendimento eram os nossas maiores metas.

Mas um acontecimento específico me marcou de uma forma muito positiva e tenho como modelo de profissionalismo e atendimento ao cliente. Aconteceu comigo como turista, em uma viagem em 2011 na Itália, onde conheci um chef de concierge que me inspira até hoje sobre o tipo de profissional que eu quero ser. Por um problema junto da operadora italiana responsável pelas minhas reservas, perdi uma reserva de dois dias, feita e paga antecipadamente no Hotel Lucchesi, em Florença. Eu tinha alugado um carro e fiquei parada por horas em um engarrafamento sem conseguir chegar na cidade no horário previsto. Estava tranquila já que a reserva estava garantida até o dia seguinte, pois estava tudo pago, mas a operadora nem sequer tentou entrar em contato comigo via celular, simplesmente autorizou o hotel a cancelar a reserva. Eu tinha escolhido esse hotel à dedo, porque ficava às margens do Rio Arno e fiquei extremamente decepcionada quando cheguei ao hotel e soube que a operadora tinha dado no-show. 

Preciso registrar que fui super-hiper-mega bem atendida pelo Sr. Michele Paonessa, chef concierge do hotel, que se mostrou extremamente empático com a minha situação e foi solícito em encontrar um outro hotel nas proximidades (a operadora tinha feito uma reserva caso eu aparecesse em um hotel perto da estação de trem, do outro lado da cidade). Fez pessoalmente as ligações para confirmar a reserva e até fez questão de deixar o carro alugado aos cuidados do estacionamento do Lucchesi, sem custo algum, e fazendo com que levassem minhas malas ao outro hotel, que ficava logo ao lado. Apesar de estar decepcionada em não poder me hospedar no Lucchesi, fiquei imensamente grata com o Sr. Paonessa pela gentileza e disposição em ajudar, nunca mais esqueci de tal profissionalismo.

Hoje estou tentando recolocação e uma verdadeira mudança em minha vida profissional, e a área que quero me dedicar é a de hotelaria, gastronomia e/ou turismo e por isso estou me preparando com cursos e atualizações para poder ingressar nesta área. Gosto do atendimento ao cliente, e considero que um bom atendimento ao hóspede/turista não é um diferencial, é uma obrigação... é estar à frente das expectativas do seu cliente e se regozijar com a satisfação dele.




É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site,
dos textos e imagens disponíveis sem autorização por escrito.